Reestruturação de empresasServiços
O aumento da produtividade das empresas, factor fundamental para o seu progresso sustentado, não deve partir de opções avulsas e isoladas, mas basear-se num Plano de Reestruturação bem estruturado.
O sucesso dos processos de reestruturação passa pelo realinhamento estratégico da empresa, pela melhoria dos processos de operações, pela correcta gestão dos recursos humanos, desenvolvimento de novos produtos, mas principalmente, esse objectivo deve ser atingido sem necessidade de reforço de capitais próprios ou aumento do endividamento bancário. Neste tipo de processos, é importante aproveitar os apoios europeus à modernização das empresas, disponíveis para apoiar os bons projectos.
O processo tipo de reestruturação da THAMES Consultores implica 3 fases distintas:
- Fase 1
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Diagnóstico da situação inicial
A primeira fase pode durar entre 4 a 6 semanas, em função da dimensão da empresa, da facilidade de acessos aos registos contabilísticos e da existência ou não de indicadores performance.
Neste período analisamos os aspectos financeiros - o detalhe das receitas e dos custos, os cash flows envolvidos e a estrutura do capital próprio. Nos processos e operações é importante fazer uma análise da estrutura de produção, dos processos chave e da gestão das equipas.
Em termos estratégicos analisamos o portofólio de produtos, os mercados, os clientes actuais e o posicionamento competitivo fase à concorrência.
Serão feitas entrevistas a colaboradores chave da empresa.
No final a equipa de projecto fará a apresentação das conclusões da 1º fase - Diagnóstico - lançando desde logo pistas a seguir para a implementar a 2ª fase – Plano de Reestruturação.
- Fase 2
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Elaboração e implementação do Plano de Reestruturação
O Plano de Reestruturação é a peça base que vai guiar o processo de transformação da empresa. O plano determina as medidas a implementar para reduzir custos, aumentar as receitas e os resultados líquidos. De forma a não pôr em causa a capacidade produtiva e o serviço aos clientes, durante a implementação da reestruturação, toda a organização deve ser chamada a discutir o Plano.
O Plano, além de definir metas finais e intermédias, deve ter associado um calendário de implementação com objectivos claros e mesuráveis. A reestruturação deve contar com uma liderança forte bem como uma definição clara de responsabilidades em todos os níveis hieráticos.
Numa empresa bem organizada e com processos eficientes, o principal desafio do Plano de Reestruturação passa pelo aumento das vendas e pelo realinhamento estratégico virado para os Clientes – marca própria, implantação geográficas das redes de distribuição, alteração do posicionamento de determinados produtos, retirar do mercado produtos menos competitivos, adicionar o factor serviço à simples venda.
Toda a empresa deve ser encarada, como uma cadeia de criação de Valor, em que todos os seus elos, devem contribuir positivamente para o resultado final.
- Fase 3
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Monitorização e acompanhamento
" É impossível gerir aquilo que não é mensurável "
Um dos objectivos principais do Plano de Reestruturação é a definição clara das métricas de performance que permitam acompanhar e monitorizar o sucesso, maior ou menor, da sua implementação.
Cada empresa, em cada sector terá indicadores diferentes e nem sempre o EBITDA, o Volume de Vendas ou o ROE reproduzem, da melhor forma, o desempenho no longo prazo.
Conforme exemplos recentes, nos mais variados sectores, resultados positivos no curto prazo, são por vezes obtidos à custa da rentabilidade sustentada no longo prazo.
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