Consultoria estratégicaServiços
Os projectos de Consultoria Estratégia destinam-se prioritariamente a empresas que apesar de possuírem uma organização interna robusta, com provas de eficiência comprovada, uma estrutura comercial competente e motivada, têm vindo a perder cotas de mercado interno e externo com reflexos directos na sua rentabilidade.
Outro Cliente alvo da Consultoria Estratégica são empresas de sucesso, com boa implantação no mercado, que definem metas de crescimento ambiciosas, e que pretendem aumentar as vendas sem reduzir a criação de Valor para os accionistas.
Em termos de Estratégia de Negócio, as empresas têm normalmente 3 opções:
Liderança de Custos
A criação de Valor é conseguida através da obtenção de cotas de mercado com base no factor preço conseguido através da máxima eficiência produtiva e/ou nos mais baixos custos de produção.
Esta foi claramente a estratégia utilizada pela maioria das empresas nacionais durante o período de adesão à EFTA e à CEE antes da abertura aos países da antiga Europa de Leste. (ver “Evolução da economia portuguesa nos últimos 60 anos” em Trabalhos Publicados).
Durante esse longo período de 40 anos Portugal foi o parceiro mais pobre dum “clube” de países ricos, sendo o custo da mão-de-obra a sua principal vantagem competitiva.
Hoje em dia, com a economia mundial globalizada, e enquanto houver uma população rural de centenas de milhões de chineses dispostos a trabalhar na indústria por 50 dólares mensais, a opção em Portugal por estratégias de liderança de custos está naturalmente votada ao fracasso excepto para os sectores económicos que estão imunes à concorrência internacional por trabalharem na prestação de serviços exclusivamente para o mercado interno ou para o Estado.
Diferenciação / Inovação
Nas estratégias de diferenciação o valor é obtido através da criação de produtos ou serviços reconhecidos como únicos no sector, que o consumidor compra pela sua qualidade e não pelo factor preço.
A diferenciação e a inovação estão normalmente associadas a produtos de alta sofisticação tecnológico que implicam gigantescos investimentos em Investigação e Desenvolvimento, apenas ao alcance de grandes empresas de países muito desenvolvidos. Embora este facto seja inegável existe a possibilidade de inovar na qualidade, no design, nos circuitos de distribuição mesmo em sectores tradicionais ou em produtos pouco sofisticados tecnologicamente.
Outra forma de diferenciação é associando a prestação de serviço à simples produção de bens, orientando a empresas para os gostos e as necessidades práticas dos clientes finais.
Existem em Portugal e na Europa milhares de casos de sucesso de empresas, que após o primeiro embate da liberalização do comércio mundial, souberam através da Inovação, encontrar novas formas de criação de Valor e diferentes vantagens competitivas.
Estratégia de Nicho
A estratégia de nicho centra-se em determinados segmentos específicos de Clientes, segmentos de linha ou mercados geográficos.
Está normalmente associada ao fabrico de pequenas séries, de produtos com forte identidade.
Os nichos de mercado, devido à sua reduzida dimensão, correspondem a grupos de consumidores especializados, que apreciam a qualidade, são menos sensíveis ao factor preço, permitindo à empresa produtora margens mais interessantes.
Muitos dos casos de sucesso de pequenas e médias empresas portuguesas nos mercados internacionais corresponde quase sempre à adopção de estratégias de nicho. |