Apoio à internacionalização – Thames consultores

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O fundamental da economia portuguesa é conseguir um rápido aumento das exportações de bens e serviços transaccionáveis de modo a reduzir o gigantesco desequilíbrio da balança de transacções correntes.

Em termos estritos das empresas, qualquer estratégia de manutenção ou de crescimento do volume de vendas, terá que passar necessariamente pelos mercados exteriores pois não é expectável, nos próximos 10 anos, um crescimento do mercado interno, devido ao volume da dívida pública e privada.

Em face desta conjuntura excecionalmente adversa, o caminho óbvio para a empresas produtoras de bens transacionáveis é, continuando atentas às oportunidades em Portugal, procurar as áreas geográficas que apresentam maiores oportunidades de desenvolvimento – ver quadro do FMI com a previsão de crescimento económico para os anos de 2016 e 2017:

Apoio à internacionalização

A internacionalização da actividade duma empresa, tem como objectivos principais:

  • O aumento ou manutenção do volume de negócios
  • A redução da dependência dos ciclos económicos do país onde se baseiam as operações
  • Perceber e adaptar-se com sucesso às constantes mudanças dos mercados globais

Uma forte presença internacional, além de garantir uma amortização mais rápida dos activos, aumenta a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento da concorrência e permite uma monitorização rápida da reacção dos consumidores globais, à entrada de novos produtos no mercado.

Uma empresa demasiado concentrada no seu próprio mercado:

  • Não se apercebe das mudanças e das necessidades criadas em mercados longínquos, mas por vezes com enorme potencial
  • Como não dispõe de dados fiáveis sobre o mercado global e não consegue implementar as estratégias de negócio mais adequadas
  • Reduz os níveis de motivação dos quadros, limitando políticas inovadoras

A Gestão de Topo das Empresas, enfatiza normalmente, todas as vantagens duma forte presença internacional. No entanto, a maioria falha, quanto à forma de tornar a presença internacional, num meio decisivo de atingir os seus objectivos estratégicos.

A correcta gestão das operações no exterior deve basear-se em três premissas fundamentais:

  • Definição duma estratégia identificando a sua missão e os objectivos do negócio
  • Construir um modelo de organização que permita a diferenciação e autonomia das várias filiais, com responsabilidades claras dos representantes locais
  • Definição dum processo organizativo que promova a coordenação das actividades entre mercados conexos

Uma empresa com posição forte ao nível global, utiliza a informação proveniente dos vários mercados, como factor estratégico de antecipação das novas necessidades dos consumidores, usando os dados recolhidos, para adaptar as suas políticas globais.

A Thames Consultores apoia a internacionalização das pequenas e médias empresas portuguesas, quer através do apoio técnico no estudo dos mercados mais adequados para determinado tipo de produtos ou serviços quer através do desenvolvimento de contactos com os canais de distribuição das zonas geográficas definidas como mercado alvo.

O nosso trabalho desenvolve-se, normalmente, de acordo com as seguintes etapas:

  • Fase 1 – Diagnóstico da situação actual
  • Fase 2 – Definição dos mercados alvo mais adequados aos actuais produtos, em função de critérios logísticos, demográficos, económicos e de afinidade cultural
  • Fase 3 – Definição dos modelos de actuação, mais adaptados, a cada tipo de mercado: Associação com parceiros locais, estabelecimento de contratos de representação de médio prazo, deslocalização parcial da actividade
  • Fase 4 – Candidatura a programas governamentais de incentivo à internacionalização. Definição do modelo de financiamento das actividades internacionais, repatriamento de capitais e questões relativas a tributação internacional
  • Fase 5 – Definição do modelo de gestão de recursos humanos relativos à actividade internacional. Definição de políticas de expatriamento de pessoal nacional e de recrutamento local de funcionários
  • Fase 6 – Em função da informação recolhida, das decisões tomadas nas fases 1 a 5, elaborar e implementar o modelo de internacionalização melhor adaptado à cultura, dimensão e objectivos da empresa

 

 

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